quinta-feira, 29 de maio de 2008

A mais valiosa do mundo

Acreditem, esta moeda esta localizada na Áustria, pesando 100 quilos, com 53cm de diâmetro, a moeda mais cara do mundo foi produzida totalmente com ouro.
A idéia surgiu depois que o governo Canadense lançou uma série só de moedas de ouro de onça (28gr), sendo que a moeda mais cara do mundo foi com foco da comemoração. Seu valor nominal é de U$ 1 milhão, trazendo em sua iconografia a efígie da Rainha Elizabeth II e as tradicionais folhas de bordo, símbolo do país.
A moeda mais cara do mundo está avaliada em 2 milhões de euros cerca de R$ 5 milhões de reais, a peça já virou atração e pode ser conferida no museu de história em Viena.

A mais bela do último biênio


Segundo o Ministério de Fazenda do México, os Diretores de Casas de Moedas, na 25ª Conferência Mundial, elegeram uma moeda mexicana como sendo a mais bela do mundo nesse último biênio. Trata-se de uma moeda cunhada em prata, da qual se utilizou 1 kg desse metal para cada peça (isso mesmo, cada uma pesa 1 kg) e que se destina exclusivamente a colecionadores. Apresenta uma iconografia que homenageia o calendário asteca, também chamada de "Pedra dos Sóis". Para eles, o que contou foi, além da beleza, a dificuldade técnica de sua elaboração.